Manual para Intolerantes a Lactose
A lactose é um açúcar, um tipo de carboidrato, dissacarídeo presente no leite e nos derivados do leite. Sua concentração varia de acordo com o tipo de mamífero, no leite de vaca, por exemplo, é de 7%.
Reações do corpo
Com a baixa atividade da enzima, o organismo tem dificuldades para absorver este açúcar contido no leite ingerido, o que aumenta a concentração da lactose no intestino delgado e, consequentemente atrai mais liquido para o interior do intestino, deixando as fezes mais liquidas e causando as cólicas e a diarréia.
O que provoca a intolerância?
A intolerância a esse açúcar é provocada por uma diminuição de quantidade e de atividade da enzima lactase, presente na mucosa intestinal, responsável pela digestão da lactose.
Causas
Em geral, os níveis de lactase na infância são normais. A diminuição na produção dessa enzima ou baixa atividade dela no decorrer da vida é determinada principalmente por fatores genéticos.
Porém aspectos ambientais como a presença de desnutrição parasitoses ou infecções intestinais e alcoolismo também podem desencadear o distúrbio.
Se o indivíduo costuma consumir pouca lactose, a intolerância pode ser uma resposta adaptativa do corpo.
Medidas de controle
Quem percebe a intolerância à lactose, deve diminuir ou, dependendo do grau, excluir o consumo de laticínios. Como esses alimentos são as principais fontes de cálcio, mineral importante para o funcionamento do organismo, deve-se procurar ingerir leite com baixo teor de lactose ou usar a enzima lactase na forma de pastilhas, que podem ser adicionadas ao leite comum para quebrar a lactose antes de o indivíduo consumi-la.
Esta intolerância não se trata de um tipo de alergia ou sensibilidade.
Estas reações têm mecanismos diversos e conseqüências bem diferentes.
Intolerância
Reação adversa que envolve digestão, absorção e metabolismo de algum componente do alimento.
Alergia
Resposta imunológica do