Manual Básico Cervejeiro
1 - O que é cerveja e como classificá-las
Tradicionalmente se diz cerveja toda bebida fermentada a partir de cereais. Entretanto, por força de lei, no Brasil, entende-se cerveja como uma bebida obtida pela Fermentação alcoólica do mosto cervejeiro, oriundo este do malte de Cevada e água potável, por ação da levedura, com adição de lúpulo. Para maiores detalhes procure pela lei federal nº 8.918/94, regulamentada pelo Decreto 2.314/97.
2 - Matérias primas (por vir)
3 - Equipamentos necessários
4 - Processo Cervejeiro
O processo cervejeiro consiste num encadeamento de uma série de etapas, cada qual com suas especificidades e algumas variáveis, que devem ser compreendidas para uma melhor adequação ao equipamento, com o qual faremos a receita, e ao estilo buscado para cerveja.
Basicamente, o processo pode ser dividido da seguinte forma:
4.1 - Moagem
4.2 - Preparo da água
4.3 – Brassagem, mostura ou cozimento
4.4 - Lavagem, filtragem e clarificação do mosto
4.5 - Medição da densidade
4.6 - Fervura e lupulagem
4.7 - Ativação do fermento
4.8 - Decantação e resfriamento do mosto
4.9 - Trasfega para o fermentador
4.10 - Aeração
4.11 - Inoculação do fermento
4.12 - fermentação
4.13 - maturação
4.14 - Engarrafamento ou embarrilhamento
Então vamos ao que interessa: 4.1 - Moagem do malte A moagem ideal visa quebrar o grão, expondo seu endosperma à ação das enzimas, mantendo a casca o quanto mais intacta possível, a fim de formar com o próprio malte uma tina filtro.
Não deve ela ser muito fina, esfarelar muito o grão, pois prejudicará a filtragem do mosto (a recirculação), bem como não deve ser grossa, dificultando a ação das enzimas sobre o endosperma. 4.2 - Preparo da água A água cervejeira deve ser livre de impurezas, filtrada, sem cloro, sabor e cheiro. Aqui merece um comentário sobre aquela lenda até hoje propagada: a de que tal cerveja é melhor que outra pela pureza da água com que é feita. Isso não é nem de