Fisica experimental B - 09
O indutor, assim como o capacitor, armazena e devolve energia, porém isso ocorre por meio de um campo elétrico no capacitor; enquanto, no indutor, o processo se dá por meio do campo magnético.
Com o intuito de verificar a comportamento de um indutor e um capacitor e um resistor, os três em série, montou-se o circuito apresentado abaixo. Conectou-se o circuito RLC em série a um gerador que fornece uma tensão senoidal de amplitude Vg e freqüência angular.
Determinou-se, a partir de gráfico confeccionado com os dados, a freqüência de ressonância e as freqüências de meia potência.
Com os dados obtidos, calculou-se o valor teórico da freqüência de ressonância do circuito e esta foi comparada com o valor experimental.
A partir do gráfico visualizado no osciloscópio observou-se e anotou-se freqüência de ressonância do circuito.
Calculo-se o valor de qualidade do circuito. Construí-se o diagrama fasorial e verificou-se as leis de Kirchhoff.
Material Utilizado
Capacitor (22 nF);
Gerador de Áudio Philips PM 5126 (10 Hz – 1 MHz);
Indutor Número 3 (L = 0,011, n = 500, max 2,5 A e ca 2,5 W);
Multímetro Goldstar DM-341;
Osciloscópio Minipa MO-1221S (20 MHz);
Protoboard;
Resistor (47 ).
Objetivo
O experimento apresentado a seguir tem como objetivo principal obter a curva de ressonância de um circuito RLC em série alimentado com tensão alternada além de determinar o fator de qualidade deste circuito.
Fundamentos Teóricos
O indutor, assim como o capacitor, armazena e devolve energia, porém isso ocorre por meio de um campo elétrico no capacitor; enquanto, no indutor, o processo se dá por meio do campo magnético. O indutor é um fio enrolado e às vezes pode conter um núcleo de ferro. Quando o indutor é ligado em uma fonte de tensão , a tendência do indutor é manter a corrente constante. Se provocarmos uma variação da corrente, o indutor tentará mantê-la constante, induzindo uma força eletromotriz contrária À variação da corrente.
Esta