Linhas de campo
Resumo
Este experimento consistiu em determinar a quantização da carga elétrica e o valor da carga elementar, assim como estudar os métodos experimentais utilizados, com intuito de obter uma incerteza relativa o menor possível. Isto foi feito utilizando um método semelhante ao utilizado por Millikan, ou seja, medindo as velocidades de subida e descida de gotas de óleo, sob a ação de um campo elétrico, porém neste experimento foram utilizados equipamentos computacionais a fim de otimizar o processo de medida. Usando tanto os dados do grupo (62 gotículas analisadas) como com os dados de toda a classe (um total de 249 gotículas), procurou-se observar tanto a quantização da carga elétrica quanto a determinação de seu valor, obtendo resultados bastante satisfatórios.
Introdução
A realização deste experimento é conceitualmente simples, no entanto, os experimentos efetuados por Millikan e Flechter provocaram um grande impacto sobre os conceitos que até então vigoravam em física atômica, rendendo assim o prêmio Nobel a Millikan em 1923.
A importância do experimento de Millikan consiste no fato de este observar a quantização da carga elétrica elementar, além é claro de fornecer o valor de tal carga, uma das constantes fundamentais da natureza. O experimento realizado no Laboratório Didático é essencialmente o mesmo daquele realizado por Millikan e Flecther em 1910, do qual há um pequeno resumo a seguir.
O arranjo experimental é esquematizado na figura 1. O atomizador de perfume foi usado para borrifar óleo de relógio na câmara acima do capacitor. Durante a pulverização algumas gotículas de óleo ionizam-se por atrito. Quando essas gotículas penetram no capacitor, ficam