Estudo de caso: tratamento de efluente na indústria cervejeira
ESTUDO DE CASO
TRATAMENTO DE EFLUENTE DE CERVEJARIA
ALEXSANDRA SURDI ITAMAR GILI MARIANA M. CARDOSO
BLUMENAU MAIO/2011
ALEXSANDRA SURDI, ITAMAR GILI, MARIANA M. CARDOSO
TRATAMENTO DE EFLUENTE DE CERVEJARIA
Relatório de estudo de caso para tratamento de efluentes oriundo de uma cervejaria hipotética da disciplina de Tratamento de Águas e Efluentes, do curso de Engenharia Química da Universidade Regional de Blumenau. Prof da Disciplina: Prof. Dr. Edelberto L. Reinehr
BLUMENAU MAIO/2011
RESUMO
SURDI, Alexsandra; GILI, Itamar; CARDOSO, Mariana M. Tratamento de efluentes de cervejaria; Prof. Dr. Edelberto L. Reinehr; Blumenau : Furb, 2011, 17 fl., Estudo de Caso.
Este trabalho apresenta, nos capítulos iniciais um breve descrição dos processos utilizados pelas cervejarias, no processo de produção, bem como seu principais resíduos. Não são elaborados balanços de massa e energia, nem como de capacidade produtiva. Este estudo de caso é generalista, apresenta uma proposta de tratamento dos efluentes que deve ser aprofundada e adaptada a realidade e as particularidades de cada planta, produto ou região industrial. Palavras-chaves: tratamento de efluentes, cervejaria, estudo de caso.
TERMO DE ISENÇÃO DE RESPONSABILIDADE
A descrição dos processos e dos dados apresentados ao longo deste documento são exemplificativos e de caráter acadêmico, tomados com base em pesquisa bibliográfica. Portanto não correspondem necessariamente à realidade de todas as empresas do setor, e variações podem e devem ocorrer em função de diferenciações de produtos ou rotas de produção, nível tecnológico, idade da planta, entre outros fatores. Desta forma, ressaltamos que os exemplos citados não consistem em determinações legais ou de recomendações reais para processos de nenhuma natureza, sem que seja feito um estudo detalhado do efluente e dos processos.