Tratamento de resíduos gerados na industria cervejeira
CAMPUS-SÃO LUÍS/ MARACANÃ
Tratamento de resíduos gerados na indústria cervejeira
São Luís – MA
Janeiro/2015
Disciplina: Tecnologia de Efluentes
Professor: Silvio Coêlho
Alunos: Nathalia de Jesus dos Santos, Ruan Charlen Meneses e Vânia da Silva Soares.
Turma: 100
Curso: Agroindústria
São Luís – MA
Janeiro/2015
1- INTRODUÇÃO
A cerveja é uma bebida produzida a partir da fermentação de cereais, principalmente a cevada maltada, e acredita-se que tenha sido das primeiras bebidas alcoólicas a serem desenvolvidas pelo homem.
Uma cerveja é qualquer uma das variedades de bebidas alcoólicas produzidas pela fermentação de matéria com amido, derivada de cereais ou de outras fontes vegetais. As fábricas de cerveja e de algumas outras bebidas alcoólicas são geralmente chamadas de cervejarias (breweries, em inglês).
2- PROCESSO PRODUTIVO DA CERVEJA
2.1-Matéria prima para fabricação da cerveja
Cevada Maltada Cervejeira
Cereal de alto teor de amido e de enzimas que sofreu processo de malteação. No Brasil, as cervejarias utilizam uma mistura de maltes de diversas procedências para obter um mosto mais padronizado.
Lúpulo
É uma planta trepadeira e perene, pertencente à família das moráceas. É originário das zonas temperadas do norte da Europa, Ásia e América. Em estado selvagem, o lúpulo tem indivíduos masculinos e femininos que crescem juntos e se reproduzem através da polinização. Para a indústria cervejeira só interessam as plantas femininas, cujas flores não fecundadas fornecem os grãos de lupulina ideais.
Água
É matéria-prima fundamental para a produção de cerveja. Influencia de maneira completa a sua qualidade. Dependendo do teor e dos tipos de sais minerais dissolvidos, deve receber