MANTENDO PESSOAS
Goiânia, 21 de outubro de 2014.
Aluna: Viviane Coutinho da Cunha
Disciplina: Psicologia das Organizações e do Trabalho
Professor: Alberto de Oliveira
Parte superior do formulário
AED 2 – Síntese MANTENDO PESSOAS
A manutenção de pessoas exige muitos cuidados especiais, entre os quais sobressaem os estilos de gerência, as relações com os empregados e os programas de higiene e segurança do trabalho. As relações com empregados dependem do estilo de administração que predomina na organização, o desenho de um programa de relações com empregados deve atender aos objetivos da ARH, dos gerentes de linha e dos funcionários. O Processo de Manter Pessoas é relativo aos processos utilizados para criar condições ambientais e psicológicas satisfatórias para as atividades das pessoas. Incluem administração da disciplina, higiene, segurança e qualidade de vida e manutenção de relações sindicais.
Programas de sugestões e de reconhecimento sempre são bem vindos. Além disso, programas de assistência ao empregado (PAE) requerem uma politica escrita e um coordenador atuante. Em geral, os programas de assistência aos empregados (PAE) são estruturados para lidar com empregados que enfrentam problemas. Os principais sintomas de um funcionário com problemas são: Elevado absenteísmo, maior nas sextas e segundas, faltas não justificadas, faltas frequentes, atrasos e saídas antecipadas, altercações com colegas e etc.
A disciplina envolve vários fatores e exige procedimentos e critérios claros. A politica disciplinar geralmente envolve disciplina progressiva, disciplina positiva e direito de apelo. A administração de conflitos faz parte integrante da atividade de RH e dos gerentes de linha. Torna-se importante conhecer as condições antecedentes dos conflitos, o processo de conflito para administrar adequadamente através dos estilos. Os conflitos, por sua vez, podem ser construtivos ou destrutivos,