Mantendo pessoas - psicologia organizacional
Para estes autores, as dimensões do cargo produzem estados psicológicos que interferem na QVT. Sâo estas dimensões:
1 - Variedade de habilidades. Onde o cargo possui várias habilidades e requer conhecimentos gerais e competências da pessoa.
2 - Identidade da tarefa. Deve ser realizado um trabalho do ínicio ao fim para que a pessoa que o fez perceba seu resultado.
3 - Significado da tarefa. A pessoa deve perceber como seu trabalho influi no trabalho de outras.
4 - Autonomia. A pessoa deve ter responsabilidade, autonomia própria e independência para planejar e executar tarefas.
5 - Retroação do próprio trabalho. A tarefa deve ter uma devolutiva para que a pessoa que a executou possa se auto-avaliar em relação ao seu desempenho.
6 - Retroação intrínseca. Deve haver uma devolutiva para os superiores hierárquicos ou clientes a respeito do desenrolar da tarefa.
7 - Inter-relacionamento. A tarefa deve permitir contato interpessoal entre o o cupante e pessoas/clientes internos e externos.
As dimensões do cargo são determinantes da QVT por produzirem satisfação no cargo e automotivarem as pessoas para o trabalho. Este modelo é baseado em um inventário de diagnóstico de características do cargo para medir o grau de satisfação geral e o de motivação interna como diagnóstico da QVT.
Modelo de QVT de Walton
Segundo Walton, existem oito fatores que afetam a QVT, sendo:
1 - Compensação justa e adequada. É o equilíbrio entre as remunerações dentro da organização e entre o mercado de trabalho.
2 - Condições de segurança e saúde no trabalho. Que inclui a jornada de trabalho, e ambiente físico adequado à saúde e bem-estar das pessoas.
3 - Utilização e desenvolvimento de capacidades. O proporcionamento de satisfazer as necessidades de utilização de habilidades e conhecimento do trabalhador, autocontrole, e de obtenção de informações bem como reinformação quanto ao seu desempenho.
4 - Oportunidades de crescimento contínuo e