Mantendo Pessoas
Wendell Noronha AmorimProf. Alberto de Oliveira
Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Goiânia, 2014
Mantendo pessoas
Para manter as pessoas na organização, faz-se necessário um conjunto de cuidados especiais, estilos gerenciais, programas de higiene e segurança no trabalho, dentre outros fatores. Os processos de manutenção de pessoas tem a finalidade de manter as pessoas satisfeitas e motivadas, assim como para assegura-lhes condições físicas, psicológicas e sociais para permanecer na organização.
Relações com empregados
Para atuar numa organização exige diversas habilidades, tais como: executar a tarefa designada, seguir as regras e metas estabelecidas pelos gestores, aculturar-se na organização, dentre outras. Cada instituição é única e possui suas peculiaridades na sua forma de administrar. Os gerentes de linha supervisionam seus subordinados como parte integrante de seu trabalho. Os subordinados requerem atenção e acompanhamento, pois enfrentam varias contingências internas e externas e estão sujeitos a uma multiplicidade de problemas pessoais, familiares, dentre outros. São problemas variados que afetam o desempenho das pessoas. Algumas pessoas conseguem administrá-los sozinhas. Outras não, e tornam-se funcionários problemáticos. Os problemas pessoais podem afetar o comportamento de trabalho dos funcionários.
Estilos de administração
McGregor compara dois estilos opostos e antagônicos de administrar: de um lado, um estilo baseado na teoria tradicional, e, de outro, um estilo baseado nas concepções modernas a respeito do comportamento humano (Teoria Y). A Teoria X reflete um estilo de administração duro, rígido e autocrático. As pessoas são visualizadas como meros recursos ou meios de produção. A Teoria Y desenvolve um estilo de administração aberto, dinâmico e democrático, através do qual administrar torna-se um