meio ambiente
O petróleo é a principal fonte de energia utilizada pela sociedade moderna, apesar de ser um recurso natural não renovável. A exploração desse recurso gera impactos ao ambiente e exige um processo de licenciamento ambiental, que determina medidas para minimizar esses impactos. Assim, a partir da análise dos impactos ambientais de atividades de exploração e produção de petróleo e gás natural (E&P), apresentados em (Estudo de Impacto Ambiental - EIA e Relatório de Avaliação Ambiental - RAA) de empreendimentos localizados na Bacia de Campos-RJ, ressaltar o esgotamento dos reservatórios como impacto ambiental negativo dessas atividades.
Analise (E&P) na Bacia de Campos faz-se necessária
(Estudo de Impacto Ambiental - EIA e Relatório de Avaliação Ambiental - RAA) de procedimentos de licenciamento ambiental protocolados na Coordenação Geral de Licenciamento de Petróleo e Gás (CGPEG/IBAMA), foi possível conhecer os impactos ambientais das atividades de exploração e produção de petróleo e gás natural. Dois conceitos tornam-se fundamentais para a delimitação da exploração de petróleo e gás natural como impacto ambiental (LIMA E SILVA, 1999):
a) Impacto ambiental: qualquer alteração no ambiente causada por atividades antrópicas;
b) Recurso não renovável: qualquer recurso finito que, em escala de tempo humana, uma vez consumido não possa ser renovado. Proposta de inserção onde parte da análise dos impactos reconhecidos ao longo do caminho percorrido pelo licenciamento ambiental, baseada na legislação ambiental, especificamente, nas leis federais
Na elaboração de programas o diagncóstico socioeconômico, a descrição das atividades, a previsão de impactos, a definição de medidas de controle , assim como a elaboração de programas de monitoramento e planos de emergência para incidentes de poluição por óleo.
A avaliação de impactos ambientais e o licenciamento estão entre os