Línguas Diferentes ! Mesmo propósito
Chamamos isso atualmente de religião, onde cada ser humano tem a sua como se fosse uma língua ...
As EsganadasDionne Warwick
Direito e Religião – Formas de Controle Social
19/01/2012 | 2 Comentários | Categoria(s): O Direito é seu...
Complementares ou Divergentes?
Veja como o Direito e a Religião influenciam comportamentos e o convívio em sociedade
Justiça: seja no Direito ou na Religião, sua imagem sempre será lembrada como forma de julgamento e punição do crime ou do pecado
Em nossa sociedade, mesmo que não percebamos, existem várias formas de controle social. Dentro do tema que pretendo seguir, o Direito e a Religião são formas de controle. Começando pela Religião que é um conjunto de crenças a uma determinada divindade ou força sobrenatural, é uma criação humana que busca explicações para o mundo e para vários questionamentos sociais.
A religião na formação de doutrina estipula valores e princípios a serem seguidos e obedecidos pelo homem durante a vida. Em seu estatuto existem regras e deveres em busca do bem. A Religião e o Direito se parecem por expressarem mecanismos de controle social para o bem comum. O Direito possui Sansões, ou seja, punições patrimoniais e de liberdade, enquanto a religião, por sua vez, as punições espirituais.
A diferença é clara tendo em vista que o Direito oferece o que se chama de Segurança Jurídica, ou seja, é uma sentença que não muda após sua decisão. Exemplo: se um homem está em um relacionamento amoroso com uma moça e esta fica grávida – e ele mesmo com dúvidas sobre a paternidade assumiu a criança – depois do nascimento e registro não se pode voltar atrás e deixar a criança sem os amparos que são obrigatórios ao pai.
O Direito parte de princípios concretos e