Refere Tarefas Preparatorias
1. Tarefas preparatórias: Quais conhecimentos prévios o aluno precisa acessar para poder iniciar o trabalho e compreender o texto (informações, vocabulário, relações, pressupostos, etc.)? Através de quais tarefas esses conhecimentos serão ativados? Ou, caso ele não os tenha, quais tarefas poderão apresentar esses conhecimentos antes de iniciar o trabalho com o texto?
2. Tarefas de compreensão no contato inicial com o texto: Qual é o gênero do discurso: quem fala, para quem, em que modalidade e suporte, etc? Como os diversos elementos que compõem o texto (título, fotos, legendas, linhas de apoio, imagens, sons, etc.), podem ajudar a interpretá-lo? Como conhecimentos prévios sobre parâmetros de textualização podem ajudar a construir expectativas e hipóteses em relação ao texto? Quais são algumas leituras esperadas do interlocutor de textos nesse gênero do discurso? Que perguntas serão feitas para que o aluno focalize essa abordagem do texto (propósito de compreensão)? O texto é longo? Como lidar com a extensão do texto (dividindo-o para diferentes alunos ou em diferentes etapas de leitura)? Que outras informações/relações/ pressupostos são chave para a compreensão? Como as perguntas podem dirigir o interlocutor do texto para esses objetivos? Como as ideias se relacionam com o cotidiano dos alunos? Que relações podem ser feitas? O que trazem de novo (informações/perspectivas/etc.)? Que outros propósitos de compreensão alguém poderia ter em relação a esse texto? Em que contexto tais propósitos seriam justificáveis?
3. Tarefas de reação ao texto (produção oral/escrita): Quais seriam os gêneros de resposta possíveis a textos nesse gênero do discurso? Como uma tarefa de produção (escrita/oral) pode refletir isso, considerando diferentes propósitos, interlocutores, suportes e formatos? Que outros propósitos (posicionar-se, argumentar, pedir, etc.), envolvendo diferentes posições de enunciação