Análise Ergonomica do Trabalho
1. INTRODUÇÃO
A Análise Ergonômica do Trabalho – AET é uma metodologia que estuda o modo operatório para compreender a interação dos trabalhadores com a tecnologia, a organização e o ambiente de trabalho, buscando tornar o trabalho mais simples, seguro, confortável e produtivo.
Esta metodologia também nos auxilia a compreender as causas e buscar soluções para problemas de saúde, segurança (acidentes), qualidade ou produtividade.
Estuda uma situação de trabalho visando adaptá-la ao homem a partir da análise das condições técnicas, ambientais e organizacionais, buscando revelar as diferenças entre o trabalho formal e o real.
Refere-se a NR17 e à Ergonomia de forma abrangente, incluindo um estudo detalhado dos postos de trabalho a fim de detectar os fatores de riscos ocupacionais capazes de fornecer subsídios para as soluções ergonômicas para a empresa, adequando-se à legislação.
2. METODOLOGIA
O presente estudo pode ser classificado como exploratório-descritivo e foi realizado na “EDITADO”, uma empresa localiza em “EDITADO” que comercializa peças e equipamentos de borracha. Para este estudo foram acompanhados 03 (três) trabalhadores que são registrados e possuem a função de vendedores, os quais aceitaram participar da pesquisa.
Utilizou-se a metodologia da AET (Análise Ergonômica do Trabalho) que compreende três sub-etapas de análise: Demanda Tarefa e Atividade, para detectar os riscos e sobrecargas físicas.
Os métodos utilizados para avaliação do trabalho foram Questionário de avaliação e o Owas, pois este método identifica as atividades mais danosas e ao mesmo tempo indicar as regiões anatômicas mais afetadas, podendo assim identificar posturas prejudiciais e recomendar quais posturas devem ser realizadas durante a jornada de trabalho.
3. OBJETIVOS GERAIS
Verificar as posturas corporais dos colaboradores do setor de vendas da empresa “EDITADO” durante jornada de trabalho no período diurno.