Análise Ergonômica do Trabalho
FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS
CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
ANÁLISE ERGONÔMICA DO TRABALHO
Construção Civil: Levantamento de Paredes
BELO HORIZONTE
2014
ANÁLISE ERGONÔMICA DO TRABALHO
CONSTRUÇÃO CIVIL: LEVANTAMENTO DE PAREDES
1. OBJETIVO
Este trabalho apresenta a análise ergonômica durante a tarefa do levantamento de paredes em alvenaria, por trabalhadores de uma pequena empresa da construção civil, com caráter qualitativo e quantitativo, do tipo descritivo.
2. METODO UTILIZADO
Foram utilizados métodos de observação direta do canteiro de obras e fotos para verificação do risco postural durante a realização das atividades.
3. INTRODUÇÃO
A indústria da construção civil, por sua própria natureza, requer de seus colaboradores a realização de tarefas desgastantes e difíceis. Estas, associando-se a treinamento quase inexistente, o baixo nível de escolaridade, as baixas remunerações pelos serviços prestados e as ferramentas pouco programadas para a realização das tarefas, tornam a ergonomia extremamente necessária para a minimização dos riscos das atividades realizadas, e manutenção da integridade física e mental destes trabalhadores.
Segundo Dul (2004) a ergonomia é uma ciência aplicada ao projeto de máquinas, equipamentos, sistemas e tarefas, com o objetivo de melhorar a segurança, saúde, conforto e eficiência no trabalho. Para que este conceito possa ser amplamente utilizado, torna-se imprescindível a realização da análise da tarefa, de como ela está sendo realizada pelos trabalhadores e sobre quais circunstâncias de trabalho.
Um dos problemas que ocorre entre trabalhadores da construção civil é o fato dos mesmos desprezarem os riscos existentes no ambiente de trabalho, fazendo que tenha a necessidade conscientização quanto aos riscos existentes em cada situação de trabalho bem como a forma correta de prevenção de acidentes do