Língua, texto e ensino: outra escola possível
Faculdade de Letras e Artes – FALA
Departamento de Letras Vernáculas – DLV
Professora: Hubeônia Morais
Aluna: Roberta Raiflan Queiroz Fernandes Peixoto
Disciplina: Didática da Língua Portuguesa
LÍNGUA, TEXTO E ENSINO:
Outra escola possível. É uma obra de Irandé Antunes, doutora em Linguística pela Universidade de Lisboa e atua em diversos estados brasileiros com pesquisas voltadas aos temas língua, texto, discurso, gêneros textuais, produção escrita, leitura e formação de professores.
A obra Língua, Texto e Ensino: outra escola possível é composta por textos que foram, originalmente, apresentados em congressos ou seminários de linguística; alguns foram publicados depois em anais ou revistas especializadas. Nesta obra ela apresenta-os em forma de diálogo, acrescentando algumas observações importantes e questionamentos ao final de cada capítulo.
Nesta obra Irandé apresenta ao leitor, sua forte preocupação com as teorias lingüísticas e sua aplicação em sala de aula e logo na introdução ela apresenta uma conclusão que para muitos professores de língua portuguesa, ainda falta perceber que uma língua é muito mais do que uma gramática, pois como ela mesma afirma: “toda a história, toda a produção cultural que uma língua carrega, extrapola os limites de sua gramática.”
Na 2ª parte do livro: O texto sob novos olhares, Irandé demonstra atenção especial aos aspectos da lingüística textual. No 3º capítulo, Irandé trabalha a textualidade e gêneros textuais e como isso reflete no ensino de línguas. Ao longo do capítulo, eu entendi que, a linguagem é uma forma de interação que só ocorre através de textos verbais, visuais ou escritos. Irandé afirma ainda que o professor em sala de aula deve fugir de métodos descontextualizados e que o conhecimento sobre os diferentes gêneros textuais se apresenta como uma importante ferramenta de trabalho para o professor e habilita o aluno a ampliar seu conhecimento de mundo. Ela