Resenha do Texto: "Língua, Texto e Ensino - outra escola possível", de Irandé Antunes
Coube ao grupo, que aqui expõe seu trabalho escrito, apresentar presencial e oralmente, uma parte de todo esse conteúdo, a qual teve como foco a análise das funções do léxico na formação de um texto. Sendo assim, foi indispensável a construção do entendimento de que um texto constitui uma sequência de elementos verbais, os quais, com funções próprias, são suportes, uns para os outros, requerendo uns aos outros, de maneira que a totalidade do texto é, na verdade, um tecido integrado da natureza léxico-gramatical.
Não desmerecendo os demais aspectos da obra de Irandé, ressaltou-se também a ideia de que o estudo da gramática e o estudo do léxico contemplam apenas parte de suas regularidades e deixam, por isso, de ganhar a relevância e a aplicabilidade que poderiam ter, ou seja, as unidades lexicais são constitutivas de uma unidade de significado, para fins de um propósito comunicativo qualquer. E, por conseguinte, houve também a exposição de que a coesão textual que pode ocorrer pelas vias das unidades lexicais acontecem graças a dois procedimentos: reiteração e colocação.
Enfim, como desfecho do que foi exposto até agora, é possível afirmar de maneira veemente que há uma vasta riqueza de detalhes que possibilitam a compreensão, na leitura, do que se quer dizer, quando se trata da Língua Portuguesa. E, a partir desse