Como o linux é utilizado nas empresas
O objetivo deste artigo é mostrar como e o porquê do Linux ser utilizado por um número crescente de empresas. Vale lembrar que as empresas sempre buscam uma relação custo/benefício, o que significa que elas não utilizam o Linux só pelo fato dele ser gratuito e proporcionar grande economia em relação a compra de softwares. O Linux também é usado por sua extrema capacidade de operação. Isso é mais uma prova da qualidade deste sistema operacional.
Hoje em dia, o Linux é usado principalmente com um sistema operacional avançado de servidor. Mas ele pode ser usado de inúmeras formas, inclusive como estação de trabalho (workstation), visto a quantidade de aplicativos que aparecem todos dias para o Linux. Veja abaixo, alguns motivos que fazem do Linux, um servidor tão poderoso:
Alta performance: a performance do Linux é tão boa quanto (se não for melhor) a de qualquer outro sistema operacional rodando em uma mesma máquina;
Segurança: alertas para qualquer possível problema de segurança ou lacunas no programas são distribuídos imediatamente em busca de soluções. Não é preciso esperar meses até que um fabricante/desenvolvedor crie uma solução;
Investimento: enquanto o Linux pode até ser baixado gratuitamente pela internet, produtos comerciais, como os pacotes da Conectiva, Debian, SuSE, MandrakeSoft, Red Hat, etc, incluem documentação e suporte através de algumas entidades comerciais estáveis, e são por isso, um excelente investimento se comparado com outros sistemas operacionais, como Windows XP, por exemplo.
Mas, especificando, a lista abaixo mostra as formas de utilização do Linux mais comuns: Servidor de páginas na internet; Servidor FTP; Servidor de e-mail; Servidor Samba/Servidor "Windows"; Servidor DNS (Domain Name Server); Gateway (roteador) entre uma LAN (rede local, como num prédio, por exemplo) e a internet.
Além desses usos