Resumo do 1 °Capitulo do livro “Língua ,texto e ensino :outra escola possível”
A língua e a identidade cultural de um povo é o primeiro capítulo da obra “Língua ,texto e ensino :outra escola possível” da autora Irandé Antunes ( Doutora em Linguística pela Universidade de Lisboa e Mestre em Linguística pela Universidade Federal de Pernambuco) que nesse trabalho trás à torna assuntos acerca do ensino da língua nas escolas e a verdadeira função da linguagem. Linguagem vai muito além de saber falar corretamente ,no entanto na escola sempre enfocou na parte morfossintática ,lidando com a língua como se fosse apenas um conjunto de signos ,podendo gerar assim o preconceito lingüístico tanto da parte dos professores como dos alunos, dessa forma anular o verdadeiro sentido da língua -mediar as relações sociais e dar sentido as coisas.
A autora introduz ,afirmando que língua ,cultura ,identidade e povo são indissociáveis .Língua é a mediação de um individuo com outro - é através dela que a cultura é passada, fazemos nossa história -portanto,não é possível separá-los.É nesse ponto que começa sua crítica as escolas brasileiras, que tratam a língua como se fosse apenas o domínio da morfossintaxe ,esquecendo que a sua função é criar interação . O motivo desse equívoco é que os estudos passados exploravam a língua somente como conjunto de signos e isso é um grande erro, porém ,depois do início de outras pesquisas sobre linguagem e seu convívio com outras ciências ,fizeram surgir a compreensão de língua como uma atividade de interação .
Irandé Antunes também aborda o preconceito que existe com o português do Brasil em relação ao de Portugal e a dificuldade de muitos em compreender que a língua é uniforme –que está sempre em mudança. [...] Até quando vamos contar como erro –erro que deve ser corrigido –o uso da próclise no Brasil,em começo de frases? Quando,de fato,vamos admitir que não existe um “português e verdade “ ( o europeu) e outro, “caricato” , “cópia