CURRÍCULO, CULTURA E IDEOLOGIA NA LÍNGUA INGLESA: UMA PROPOSTA DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM DO IDIOMA
UMA PROPOSTA DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM DO IDIOMA
Camila Borges dos ANJOS
UNISUL – Universidade do Sul de Santa Catarina
RESUMO
O propósito deste estudo é investigar métodos e discutir uma proposta de ensino da Língua Inglesa no ambiente escolar. Para tanto, apresentam-se as prescrições de documentos oficiais e as atribuições do professor para se pensar em maneiras de ensinar o idioma em questão.
Palavras-chave: Língua Inglesa, Proposta de ensino,Professor.
ABSTRACT
The purpose of this study is to investigate methods and to discuss an English
Language teaching purpose in scholar space. For that, it is presented the prescriptions of the official documents and the teacher´s attributions in order to think about teaching ways of the idiom.
Keywords: English Language, Teaching Purpose, Teacher.
Introdução
A Língua Inglesa (LI) vem ocupando um espaço de prestígio na sociedade, ao passo que se encontra presente em diversos campos do saber –
Ciência, Tecnologia, Comunicação – e, por isso, tem feito parte do dia a dia das pessoas de várias maneiras, seja em textos científicos, inovações
Revista Contexturas, n. 22, p. 6 - 27, 2014. ISSN: 0104-7485
6
tecnológicas, como aplicativos do celular, programas de computador e também nas embalagens de produtos, nas roupas ou na marquise de lojas.
Embora haja uma intensa valorização do idioma no meio social, o que também é ressaltado nos documentos oficiais e largamente discutido em sala de aula, principalmente com o requisito de abranger fins profissionais, é possível dizer que a LI, na escola, ainda não atende, em tese, às exigências do currículo escolar, pois as práticas de sala de aula ainda estão vinculadas à repetição, memorização e reprodução de conteúdos, o que não direciona o aluno a pensar sobre a língua.
Neste sentido, o ideal de aluno projetado, com base no desenvolvimento de competências e habilidades comunicativas na