Lugar do Pagamento
Art 327: Efetuar-se-á o pagamento no domicílio do devedor, salvo se as partes convencionarem diversamente, ou se o contrário resultar da lei, da natureza da obrigação ou das circunstâncias.
O pagamento deve ser feito no domicilio do devedor ,sendo que domicilio não é residência,domicilio é onde a pessoa exerce suas atividades profissionais e pessoais.é a regra geral do Art 327,quando o credor vai ao domicilio do devedor,a divida é quérable quando o credor deve procurar o devedor para cobrar a divida.
Em caso contrario quando o devedor deve procurar o credor ,em seu domicilio ou em um lugar onde o credor indica,o que é muito comum,e chamado de divida portable.
Onde ocorrerá o pagamento e as regras vão depender da vontade das partes,a lei também pode fixar o local do pagamento,Mas a regra é ser cobrado no domicilio do devedor.
No parágrafo único diz,se o devedor der mais de duas opções de locais para ser cobrada a divida,o credor escolhe o que ele achar melhor.se o pagamento tiver que ser efetuado em outro local o devedor devera arcar com as despesas do credor.
ART328:
Art 329 :Ocorrendo motivo grave para que se não efetue o pagamento no lugar determinado, poderá o devedor fazê-lo em outro, sem prejuízo para o credor.
Como em casos de impossibilidade do local,como o local ser muito longe,como de um Estado para outro,ou de calamidade pública,o local pode mudar e se o credor vai ser ressarcido ou não,vai ser examinado,mas não se pode ter prejuízos ao credor,e ele tem reservas do direito.
Art 330: O pagamento reiteradamente feito em outro local faz presumir renúncia do credor relativamente ao previsto no contrato.
Se o credor aceitar ou pedir para o pagamento ser feito em outro local,não poderá alegar que o devedor cometeu ato ilícito,o credor perde o direito de cobrar no local combinado.