Loas
Para a grande maioria das pessoas uma escola que possui um laboratório de informática com acesso a internet encontra-se conectada com as tendências do futuro e estimula os seus alunos a pensar, mas na prática isso não é uma realidade os computadores e toda sua potencialidade operativa são subutilizados pois servem apenas como meros editores de texto , criadores de apresentações de slides e pontos de acesso a internet.
A quem devemos culpar pela má utilização desta ferramenta tão dinamizadora? Os Professores? Por não terem criatividade para utilização desta ferramenta. Os gestores das instituições? Pois cabe a eles a fiscalização e bom funcionamento das dependências das escolas. A grande verdade é que não existem culpados mas sim vitimas da falta de qualidade na formação do professor brasileiro e também dos pedagogos pois nas Instituições de ensino superior os estudantes não possuem disciplinas voltadas para a informática educacional, é empurrado aos professores e gestores que simplesmente utilizem os computadores durante as aulas assim com a falta de preparo para trabalhar com esta ferramenta gera-se a subutilização muitas vezes sucateando equipamentos funcionais por mal uso.
Para que essa situação seja revertida e necessário que se invista na qualificação do profissional da educação, e investindo o dinheiro que seria aplicado na compra de licenças de software em workshops e capacitações afim de otimizar a pratica docente junto a computação, estimular o uso do SOFTWARE LIVRE que possibilita aos cidadão a oportunidade de ser mais estimulando o crescimento do conhecimento local descobrindo novos talentos bem como estimulando a pedagogia da