LOAS
SERVIÇO SOCIAL NO BRASIL
Das definições, dos objetivos, dos princípios e das diretrizes
Acadêmico: Simone Serafim Abreu Gonçalves
Professora: Julia Graziela Durant
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Bacharelado em Serviço Social (SES 0079) – Trabalho e Contemporaneidade
14/12/2012
RESUMO
Este artigo busca apresentar a importância da LOAS – Lei Orgânica da Assistência Social, para o desenvolvimento do Serviço Social no Brasil, considerando tratar-se de um norteador para as ações do profissional de Assistência Social em se tratando de direitos e deveres tanto do profissional, como do cidadão e do Governo. Busca alavancar os elementos que contribuíram para que o serviço social fosse considerado hoje no Brasil, parte importante dentro da Política de Governo, para garantir o cumprimento dos direitos humanos e o dever do Estado. As referências utilizadas para a realização deste trabalho mostraram o avanço do Serviço Social e dos Direitos Humanos no Brasil e o quanto ainda há que se percorrer para se garantir os direitos básicos de qualquer cidadão, conforme constam na Constituição Federal.
Palavras-chave: Assistência social, LOAS, políticas sociais, direitos humanos.
1 INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivo verificar e analisar os dois primeiros capítulos da Lei Orgânica da Assistência Social no Brasil.
Para analisar a importância desta Lei, claro que deve-se estuda-la por inteiro, uma vez que trata-se de um norteador para o trabalho e atuação do profissional de Serviço Social, porém os dois primeiros capítulos demonstram a base da LOAS e a importância da aplicação desta Lei em nossa sociedade.
As políticas sociais devem servir de base para o cidadão primeiramente recuperar sua dignidade como ser humano, garantindo suas necessidades básicas e formas de sobreviver ou viver dignamente, portanto, não devem ser políticas de