Liofilização
Definição: A liofilização é uma técnica de desidratação utilizada na indústria onde o produto é congelado e submetido a baixas pressões (sob controle de temperatura), de maneira que o gelo formado é sublimado (transformado diretamente em gás) retirando a água do alimento.
Vantagem: Indicado para produtos que tenham elementos sensíveis ao calor, como proteínas e vitaminas, a liofilização conserva as propriedades nutritivas, pois as membranas das células não se rompem com a perda do vapor de água. O índice de água extremamente reduzido que resulta inibe a ação dos microorganismos e das enzimas que normalmente estragam ou degradam a substância. Desta maneira, ao reduzir a quantidade de água disponível no alimento há aumento da estabilidade dos produtos prolongando sua validade, tempo de prateleira, sem que seja necessária a adição excessiva de substâncias químicas conservantes.
Desvantagens: Equipamento muito caro (3 vezes mais que em outros métodos de secagem). Pois é difícil atingir a temperatura de liofilização (-60 graus Celsius), precisa-se de uma bomba de vácuo muito potente; Processo muito demorado (mais do que 24 horas, na maioria dos casos); Custo energético muito caro (2-3 vezes mais que outros métodos de secagem); Produtos com facilidade de hidratar e frágeis, por isso devem ser cuidadosamente manipulados, embalados e armazenados.
Extração com fluído supercrítico
Definição: é o processo de separação de um componente (o extratante) de outro (a matriz) usando-se fluidos supercríticos (um estado intermediário entre o líquido e o gasoso) como solvente extratante.
Vantagens: permitir o processamento de materiais a baixas temperaturas, o que é especialmente adequado quando compostos termossensíveis estão presentes. Outra vantagem é a possibilidade de fácil recuperação do solvente supercrítico após o processo de extração, apenas pelo ajuste de pressão e/ou temperatura, sendo o mesmo continuamente reciclado. diminuição dos gastos com