Lingua brasileira de sinais e libras
Durante muitos anos, as pessoas que nasciam com alguma deficiência eram afastadas do convívio social, pois o sua diferença era vista como maldição, destino, marcas do demônio e de todos os tipos de crendices.
A deficiência atinge jovens e velhos, homens e mulheres, sem distinção. “ser pessoa com deficiência, ter um familiar ou amigo nessa condição não significa receber uma cruz nem uma missão ou um castigo. é uma oportunidade para ir si mesmo, sem ser devorado por ilusões de poder ou saber”.
A proposta da educação inclusiva deu um novo aspecto á educação visando um olhar diferenciado sobre as singularidades humanas. A lei exige que haja uma adaptação na escola como um todo.com o objetivo de tornar a inclusão real, ela propõe que os currículos atendam ás necessidades especiais, pois não
Adiantariam o agrupamento das crianças com deficiência na escola regular se esta não atendesse ás suas verdadeiras necessidades.para que o aluno com deiscência auditiva seja matriculado numa escola de ensino regular, esta deve promover as adequações necessária e contar com os serviços de línguas de sinais, de professor de português como segunda língua e de outros profissionais de saúde como fonoaudiólogo.
É impossível se ter salas homogêneas.trabalhar com diversidade é uma das exigências ao desenvolvimento de competências dos professores,pois através delas tanto o professor quanto os alunos estarão cumprindo com seu papel de cidadão dentro de um contexto democrática, em que todos,dentro de suas particularidades,têm direitos e deveres.em nossas semelhanças somos diferentes, e a escola tem de mudar e se organizar para atender a essa diversidade; infelizmente, o que se ver nas redes privadas e públicas é o despreparo profissional e rude, falta de estrutura física e logística da escola para atender a essa demanda.de nada adianta o desejo, se não se organizar para realiza-lo;não basta apenas intenção,se não houver á ação.ao