Liderança x chefia
O modelo adotado nas instituições de saúde gerou crises no sistema de saúde, fazendo com que o trabalho em equipe tivesse ênfase, quebrando assim as hierarquias existentes no ambiente de trabalho.
A liderança se caracteriza pela forma que os lideres conseguem influenciar as pessoas para realizarem suas atividades para alcançar um objetivo comum, podendo variar desde a permissividade completa ao controle total.
A liderança envolve uma relação interpessoal, sendo indispensável a comunicação, pois através dela há uma troca de conhecimento, organiza o serviço, traçando objetivos junto com a equipe.
No exercício da liderança, deve-se propiciar um ambiente favorável para a execução de atividades no cotidiano do trabalho, tornando se essencial para a enfermagem que se tenha aptidão para comunicar, solucionar conflitos e ter iniciativa, contribuindo para o cuidar.
Atualmente a gerência e a liderança tem se tornado bastante importante na atuação profissional do enfermeiro, uma vez que ele se depara diariamente com situações que exigem flexibilidade, resolução de problemas, mediação de conflitos, coordenação da equipe, planejamento, e tomada de decisões, para atingir objetivos de organização e dos clientes.
Os chefes se responsabilizam pela organização do ambiente, do trabalho e do cuidado, atuando como apoiadores e facilitadores do trabalho em equipes, buscando constantemente conseguir as condições necessárias ao bom desempenho do pessoal, não medindo esforços para implantar os princípios da qualidade total.