Tecido Nervoso
O tecido nervoso é sensível a vários tipos de estímulos, os quais podem se originar de fora ou do interior do organismo. Ao ser estimulado, esse tecido torna-se capaz de conduzir os impulsos nervosos de maneira rápida e, às vezes, por distâncias relativamente grandes. Em nosso trabalho abordaremos as divisões desse sistema, como funcionam as células nervosas, o que são neurofíbras e como se propaga o impulso nervoso.
Desenvolvimento
Divisão do sistema nervoso
O Sistema Nervoso é anatomicamente dividido em Sistema Nervoso Central (SNC), o qual é formado pelo encéfalo e pela medula espinhal, e Sistema Nervoso Periférico (SNP), que, por sua vez, é formado pelos nervos e gânglios nervosos.
Nos humanos, o encéfalo divide-se em: cérebro (telencéfalo e diencéfalo), tronco encefálico (mesencéfalo, ponte e bulbo) e cerebelo.
No Sistema Nervoso Central, como já havíamos citado, está localizada a medula espinha (canal vertebral), onde se encontra o centro dos atos reflexos e está organizada em segmentos (região cervical, toráxica, lomba e sacral) É uma estrutura subordinada ao cérebro, porém pode agir independente dele, através do ato reflexo.
O cérebro constitui-se pelos hemisférios cerebrais (telencéfalo) e diencéfalo. Os hemisféfios são unidos pelo corpo caloso, que é uma estrutura constituída por fibras nervosas. O cérebro possui regiões bem específicas que coordenam uma função específica.
O tronco encefálico é dividido por mesencéfalo, ponte e bulbo. O mesencéfalo recebe e coordena informações relativas ao tônus muscular e postura corporal, bem como é responsável por reflexos visuais e auditivos. A ponte auxilia no tônus muscular, postura e equilíbrio. Controla, também, a respiração, batimentos cardíacos e vasoconstrição. O bulbo raquidiano, também chamado de medula oblonga, participa de processos vitais, como respiração, batimentos cardíacos e vasoconstrição. O tronco encefálico é formado apenas