Liderança, chefia e autonomia
Liderança
Processo de conduzir um grupo de pessoas, transformando-o em uma equipe que gera resultados. O Líder é conhecido como aquele que orienta as pessoas, ou seja, é a habilidade de motivar e influenciar os liderados, de forma ética e positiva, para que continuem voluntariamente e com entusiasmo para alcançarem os objetivos da equipe e da organização. O líder tem que estar aberto a considerar contestações para sua análise e sua postura é mais voltada a participação de todos, além de considerar que tão importante quanto atingir objetivos da empresa é fazer com que os que estão sob sua coordenação o ajude. Líder: "Um chefe, um guia, aquele que representa um grupo"
* Conceitos de liderança
Os líderes eficientes são sensíveis às transformações de condições de seus grupos e flexíveis na adaptação de seu comportamento às novas exigências.
A mobilidade é a condição de estabilidade pode-se dizer então, que a liderança é uma forma superior de equilibração de um grupo, só alcançável quando todos os membros atingirem o grau de operacionalidade (superação da intuição) e de reciprocidade (superação das centrações afetivas).
“Qualquer membro do grupo que exerce a liderança na medida em que as propriedades do grupo se modificam pela sua presença”, destaca o fato de a liderança e a realização do grupo ser concebidas, necessariamente, como relacionadas entre si. Assim, os atos de liderança contribuirão para a realização do objetivo, viabilidade do grupo, relações humanas satisfatórias, em resumo, para a realização do grupo.
Finalmente podemos concluir que liderança se observa pela influência que deixa nos membros do grupo em termos de objetivos e planos de ação que as pessoas descobrem por si, com o auxílio do líder, do senso de responsabilidade e satisfações pessoais dominantes em grande parte do grupo.
A cada tipo de liderança corresponde uma qualidade que lhe serve de base.
* LIDERANÇA COERCITIVA = PODER *