Trabalho Dall'Ara
Neste trabalho tenho o objetivo de analisar a obra Largo da Lapa [Anoitecer Chuvoso], do ano de 1908. Para tal análise proponho antes percorrer a sua biografia e através dela tentar resgatar parte das influências artísticas, dificuldades e experiências para assim compor certa compreensão do artista e de sua obra.
Dessa forma tocaremos não apenas na vida do artista, mas em parte de um universo de vivências, em especial aquelas que encontraram quando chegou ao Brasil. Devido ao escasso material bibliográfico a principal fonte de consulta foi o livro Gustavo Dall’Ara, que traz muitas informações sobre sua biografia e obra.
Biografia de Dall’Ara – percurso de vida e obra Gustavo Dall’Ara nasceu em 22 de dezembro de 1865 em Rovigo, Itália, há pouca informação sobre sua infância e adolescência então não se sabe se passou esse período da sua vida em sua cidade natal ou se já havia ido para Veneza.
Dall’Ara aos dezessete foi aceito no curso preparatório da Academia de Belas Artes, de acordo com os documentos na data de 24 de outubro de 1881. O artista apesar de freqüentar com regularidade em 1882, o abandonaria em 1883 sem completá-lo, segundo sua biografia do livro Gustavo Dall’Ara1 a interrupção do curso parece ter ocorrido pela necessidade de trabalhar para poder se sustentar visto que o artista era de família com poucas posses. Não havia indícios de má vontade do artista visto que sua produção continuou mesmo depois de parar o curso; em 1887 inscreve cinco trabalhos que participam na Exposição Nacional de Veneza: Abazzia della Misericordia, In um cantiere a Santa Marta e três Studi di figura tomados ao natural.
Dois anos mais tarde Ângelo Gubernatis o incluiu no Dizionario degli Pittore Italiane Vivente e cita boas críticas ao quadro Abazzia. Segundo informações fornecidas pelo próprio artista para sua biografia feita por Laudelino Freire suas principais influências foram dos seguintes artistas: Luigi Nono, Ettore Tito e Giuseppe Ciardi,