Liderança, chefia e gestão
Dilermando Horta Nassif
Liderança, chefia e Gestão
Belo Horizonte
2012
Universidade Estadual de Minas Gerais
Dilermando Horta Nassif
Liderança, chefia e Gestão
Trabalho de Liderança e Gestão de Equipes,
3º período de Gestão de RH
Orientação: Prof.ª Patrícia Moura
Belo Horizonte
2012
Gestão, liderança e chefia
Desde que conhecemos as histórias sobre os homens e, provavelmente, desde que apareceu o homem sobre a terra, temos lido, estudado e visto a necessidade de um líder para levar adiante uma tarefa, um empreendimento ou um evento qualquer.
Desde as mais remotas histórias, contos, narrações etc. a liderança sempre aparece entre um grupo de pessoas com determinado fim. Na Bíblia, quando Deus ordenou a Moisés que liderasse a saída dos hebreus do cativeiro do Egito, já vimos, assim, o aparecimento de um grande líder. Mas as coisas ficaram difíceis, por ser muita gente a ser liderada. Então, Jethro, o sogro de Moises, iluminado por Deus, deu a idéia de se colocar líderes de dez mil homens, de mil homens, de cem e dez, hierarquicamente. Assim, vimos surgir uma das mais antigas lideranças ordenadas, na história.
Podemos pegar “n” exemplos na história geral, de gestores, lideres e chefes. Desde Gengis Khan até Cristóvão Colombo, de Napoleão, D. Pedro I ate Hitler, Churchill, ou Kennedy e Jucelino. Estes eram imperadores, reis, estadistas e chefes de governo. A necessidade de comando sempre existiu em qualquer situação.
Deixando um pouco os personagens da história, não obstante sejam bons exemplos sobre comandar, na esfera econômica e trabalhista, onde está o nosso foco, a questão do comando segue os mesmos patamares, porém, visto de dentro do nosso estudo, temos o foco diretamente nestes três aspectos que aparecem como comandantes, o gestor,