Lesões mais comuns na prática das Atividades Físicas
Lesões mais comuns na prática das Atividades
Físicas
Índice
Introdução………………………………………………………..……………Pág.3
Lesões mais Frequentes…………………………………………..……Pág.4
Prevenção e Tratamento…………………………………………….…Pág.5
RICE……………………………………………………………………….………Pág.9
Conclusão………………………………………………………………….…Pág.11
Bibliografia……………………………………………………………………Pág.12
Anexos…………………………………………………………………………Pág.13
Introdução
Praticar desporto faz parte de um estilo de vida saudável, mas existem alguns cuidados a ter para evitar lesões musculares e articulares.
Ruturas de ligamentos, luxações de articulações ou simples entorses são algumas das lesões que podem atingir os desportistas, independentemente de serem jogadores profissionais ou apenas atletas de domingo.
As lesões no desporto amador acontecem muito por não haver cuidados com o aquecimento, uma alimentação adequada ou a escolha certa do calçado.
Na alta competição há todas estas preocupações, mas depois acontecem lesões devido ao treino excessivo, ou seja, o músculo ultrapassa o seu limite.
Os membros inferiores são os mais atingidos pelas lesões durante a prática de desporto. Em relação às articulações, o joelho é a que mais sofre, seguindo-se as lesões musculares.
Lesões mais Frequentes
O desporto para além de proporcionar saúde e bem-estar também pode ser desagradável para o nosso corpo caso não seja praticado da forma correta ou tenhamos algum azar. É normal que ao longo do tempo, para quem pratica desporto regularmente e até quem começou agora a praticar, se lesione.
Entre as lesões comuns que vou mencionar, vou separá-las entre Ligeiras e Graves.
Ligeiras:
Feridas Cutâneas, são erosões, cortes superficiais ou seja feridas comuns na vida quotidiana que podem ser tratadas sem a intervenção de um médico, mas convém respeitar algumas indicações básicas de modo a prevenir eventuais complicações;
Hematomas Musculares;
Bolhas;
Etc…
Graves: