Educa O Fisica
Curso Profissional
Educação Física
Introdução
Neste trabalho vou falar sobre, o impacto da actividade física, das pessoas, crianças, adolescentes, adultos, idosos.
Os objectivos deste trabalho são, aprender a importância da prática da atividade física, as doenças que previne, o que pode acontecer na prática de desporto, como lesões, o tempo que se deve praticar actividade física e também os benefícios que o desporto trás para a saúde.
É também para falar sobre, as substâncias dopantes, dos vários tipos, 1,2,3.
Qual a relação entre o sedentarismo e o aumento de algumas doenças? Como evolui o sedentarismo no mundo?
O mundo tem assistido a um aumento significativo das doenças cardiovasculares, cancro, diabetes e doenças respiratórias crónicas. Este aumento global, epidémico, está estritamente relacionado com alterações dos estilos de vida, nomeadamente o tabagismo, inactividade física (sedentarismo) e uma alimentação não saudável. Portugal é o país da Europa com maior taxa de sedentarismo (Eurobarómetro Especial da Comissão Europeia).
Estima-se que o sedentarismo seja causador de um milhão e 900 mil mortes a nível mundial. É também a causa de 10-16% do cancro da mama, cólon e recto, bem como de a diabetes mellitus e de cerca de 22% de doenças cardíacas isquémica.
Embora estejam bem descritos os benefícios da actividade física para a qualidade de vida e bem-estar, em Portugal, 70% da população é sedentária, com reduzida aptidão física e com excesso de peso (Inquérito Nacional de Saúde, 1999) com toda a carga negativa associada a estes factos. Dados do estudo realizado em toda a União Europeia, indicam que no nosso país, 61% dos inquiridos, com mais de 15 anos, dedicam menos de uma hora por semana à prática de actividade física. No estudo realizado pelo Instituto Nacional de Formação e Estudos do Desporto, estima- se que apenas 23% da população realiza alguma prática de actividade física.
O sedentarismo é hoje o maior