Tipos de Lesões
O que é uma lesão?
A lesão é um dano causado por traumatismo físico sofrido pelos tecidos do corpo. A incidência e severidade das lesões estão diretamente relacionadas a fatores pessoais, fatores relacionados às modalidades praticadas e aos seus respectivos fatores ambientais.
Essas lesões supõem uma disfunção do organismo que produz dor, restringe as possibilidades de funcionamento e pode aumentar o risco de disfunções maiores. Além disso, provocam a interrupção ou limitação da atividade esportiva durante algum tempo ou até permanente e também de atividades não esportivas como, por exemplo: atividades escolares para quem não é profissional ou outras atividades que, devido à lesão, não poderão realizá-las de nenhuma forma, ou da mesma maneira que antes.
Lesões no esporte
As lesões no esporte podem ser causadas por:
Contato ou impacto: nas modalidades esportivas coletivas são provenientes do contato físico entre os atletas e o impacto no solo (saltos, deslocamentos)
Sobrecarga dinâmica: proveniente da carga de treinamento a qual os atletas são submetidos constantemente
Uso excessivo (overuse): excesso de treinamento ou de competições, sem períodos de recuperação.
Vulnerabilidade estrutural: proveniente da própria estrutura genética do indivíduo
Inflexibilidade: proveniente da falta de mobilidade articular
Desequilíbrio muscular: proveniente do desequilíbrio entre treinamento de força e alongamento
Crescimento rápido: proveniente da falta de adaptação do organismo em relação ao crescimento. Muito comum em atletas adolescentes. As lesões podem ser classificadas como:
Lesões crônicas
Decorrem do excesso de treinamento, cargas repetidas, técnica errada ou, ainda, podem ser resultantes de outras lesões não curadas totalmente, gerando sobrecarga das articulações e de grupos musculares envolvidos.
Lesões agudas
Podem ser resultado de um único trauma, ou de degenerações teciduais promovidas pelas lesões crônicas