A internet e a Revolução de Jasmim
EA
REVOLUÇÃO DE JASMIM
KAIO REICH
PREFÁCIO
A expressão informação é poder, cunhada pelo estadista-filósofo inglês Francis Bacon (1561-1626), está em destaque neste início do século XXI. A Revolução Tecnocientífica Informacional contribui para repercussão desta expressão na medida que propicia distribuição deste poder, antes monopolizado pelo governo, entre os demais atores do estado.
As relações de poder estão inseridas nas organizações da sociedade, em especial nas dos Estados. O aparecimento de novas tecnologias de informação impacta nessas relações, pois o grupo utilizador dos novos meios de acesso a informação passam a ter poder de influência e a barganhar novos interesses, gerando conflitos entre os atores estatais.
No início do século XXI, a internet e as linhas de telefonia móveis proliferaram-se pela Tunísia. Informações, antes só disponibilizadas por meios controlados pelo governo, passaram a ser obtidas na internet. A relação de poder, que existia desde 1989, entre o regime do General Zine El Abidine Ben Ali e a sociedade tuneteana, era mantida a base de repressão e de um enorme sistema de vigilância.
Gestos contrários ao regime, antes da inserção da internet, já tinham ocorrido e não o conseguiram subverter.
O propósito deste trabalho é concluir se, numa época de transformações nos meios de informação, ocorridas na primeira década do XXI na Tunísia, o conflito que subverteu o regime do General Ben Ali era inevitável.
i
CAPÍTULO 1
A ERA DA INFORMAÇÃO E A
DISTRIBUIÇÃO DO PODER
A evolução tecnológica da eletrônica proporcionou o alicerce para a Revolução
Tecnocientífica Informacional ou Era da Informação. A eletrônica digital e telecomunicações possibilitaram que novos inventos, como microcomputadores, cabos de fibra ótica, satélites de comunicações, telefonia móvel e redes de computadores, invadissem o dia a dia das pessoas ao redor do mundo e transformassem as suas relações (CASTELLS 1999).
A Era da Informação