Tribo guarani
O termo guaranis refere-se a uma das mais representativas etnias indígenas das Américas, tendo, como territórios tradicionais, uma ampla região da América do Sul que abrange os territórios nacionais da Bolívia, Paraguai, Argentina, Uruguai e a porção centro-meridional do território brasileiro.
São chamados "povos", pois sua ampla população encontra-se dividida em diversos subgrupos étnicos, dos quais os mais significativos, em termos populacionais, são os caiouás, os embiás, os nhandevas, os ava-xiriguanos, os guaraios, os izozeños e os tapietés. Cada um destes subgrupos possui especificidades dialetais, culturais e cosmológicas, diferenciando, assim, sua "forma de ser" guarani das demais.
Nas regiões mais frias do planalto, a cerca de 5.000 anos atrás, surgiram as primeiras tribos no Rio Grande do Sul.
Os Guarani vieram depois, tinham preferência pelas várzeas dos grandes rios.
Migravam quando as terras deixavam de ser férteis, mas não eram considerados nômades e sim, semi-nômades.
Os índios Guarani Kaiowá tem uma relação especial com o milho, a base de sua alimentação.
A cerimônia Avatikyry (milho novo) acontece na época em que os milhos começam a madurar, os preparos iniciam com semanas de antecedência, um desses preparos é a chicha de milho, consumida durante todo o ritual, um fermentado alcoólico feito pelas mulheres, em algumas tribos, principalmente nas peruanas é muito comum que as mulheres mastiguem o milho e o deixem fermentando, apenas as mulheres podem fazê-lo pois acreditam que sua saliva tenha substâncias especiais diferentes da do homem que não propicia uma fermentação tão boa.
Outros preparativos importantes são o caminho onde se faz a reza, o cuidado com os alimentos que serão oferecidos na festa e a arrumação do local da cerimônia.
O ritual é uma festa que dura três dias, divididos entre rezas, danças, bençãos e cantos que narram também a história da criação, tudo oferecido ao milho para que ele não acabe, para