lesão
Trabalho produzido á disciplina de anamnese, aplicada por Thereza Cristina, com participação de:
- Janette Gonçalves - 0101
- Jeniffer Almeida - 0101
- Simone Sores - 0101
- Tainã Santana - 0101
- Yasmim Gonçalves - 0101656
• Lesões dermatológicas sólidas
- Comedão
Acúmulo de corneócitos no infundíbulo folicular (cravo branco) ou de queratina e sebum em um folículo piloso dilatado (cravo preto).
- Pápulas
Lesões sólidas, circunscrita elevada, menor que 1 cm, por processo patológico epidérmico, dérmico ou misto.
- Vegetação
Pápula pedunculada ou com aspecto de couve flor, bronco avermelhada, que sangra facilmente, devida ao aumento da camada espinhosa, cristas epiteliais e papilas dérmicas.
- DPN (Dermatose papulosa nigra)
É uma doença benigna que representa uma forma clínica específica da ceratose seborréica. Pode atingir qualquer pessoa, sendo mais frequente a sua ocorrência em negros e mulatos, e no sexo feminino. O surgimento das lesões pode se iniciar ainda na juventude, mas é mais comum o aparecimento das primeiras lesões na idade adulta.
As lesões são pequeninas, elevadas, de cor marrom escura ou preta, atingindo principalmente a face e o pescoço. São assintomáticas e começam formando pequeninos pontos, do tamanho de uma cabeça de alfinete que crescem progressivamente até cerca de 2 a 5 milímetros de diâmetro. Podem se unir, formando placas maiores.
Novas lesões vão se formando ao longo da vida e, em alguns casos, atinge um grande número, o que provoca considerável prejuízo estético, devido ao aspecto resultante de pele manchada.
- Nódulos
Os nódulos são elevações hemisféricas, elevadas com mais de 1 cm de diâmetro, resultantes de inflamações e edematosas da derme profunda e da hipoderme.