avaanhanguera
Os geocientistas são, hoje, essenciais na construção de um mundo sustentável.
A raça humana precisa do seu planeta. Dele dependemos totalmente, uma vez que a partir dele evoluímos, e apenas existimos por cortesia do auto-sustentável Sistema Terra.
A Terra é única, não só no Sistema Solar, mas, tanto quanto sabemos, no universo acessível. Não é só o único planeta que temos - é também o único planeta vivo que conhecemos.
A Terra fornece várias riquezas, sobre as quais temos muito mais a aprender - à medida que novas técnicas de pesquisa aparecem. Quanto mais aprendemos, mais compreendemos que, para a sobrevivência da Terra, devemos cuidar dela como cuidamos de nossos próprios filhos.
Tradicionalmente, os geocientistas estudam as rochas e os solos da Terra, tentando compreender a história do planeta e a sua estrutura. Tentam decifrar, a partir dos registros nas rochas, tudo o que aconteceu no passado, desde a origem do Sistema Solar, há 4,6 bilhões de anos. Procuram compreender os processos que criaram os minerais e as rochas, como os hidrocarbonetos e os metais, mas também como se formaram os solos, e mesmo a própria vida. Tendo como base esses dados, podem compreender a idade do mundo e da vida, e perceber como é recente o momento a partir do qual os seres humanos passaram a existir.
Os geocientistas estão continuamente descobrindo e produzindo conhecimento de que todos nós desesperadamente necessitamos. Todas as matérias- primas de que a humanidade precisa e muito da energia que consome provêm da Terra - e são esses cientistas que as descobrem. Com seus trabalhos de investigação fundamental e aplicada, eles constituem hoje a maior base de dados que já existiu a respeito do passado e do presente da Terra. Sobre esses cientistas recai também a grande responsabilidade de manter o Sistema Terra em funcionamento, garantindo a sobrevivência da humanidade - e da própria vida.
Por essa razão, as atividades que