leitura e produção de testo
Partindo do pressuposto teórico apresentado no presente trabalho, podemos comprovar que toda ação linguística contém traços argumentativos e que toda forma de comunicação se dá através de algum gênero textual.
O gênero textual é, a nosso ver, um importante instrumento de trabalho para a ação do professor do ensino de língua, que pode abordar a questão dos tipos textuais a partir da diversificação dos próprios gêneros, já que estes são heterogêneos quanto à tipologia, embora haja uma predominância do tipo em cada texto.
Reconhecer a importância da literatura infantil e incentivar a formação do hábito de leitura na idade em que todos os hábitos se formam, isto é, na infância, é o que este artigo vem propor. Neste sentido, a literatura infantil é um caminho que leva a criança a desenvolver a imaginação, emoções e sentimentos de forma prazerosa e significativa. O presente estudo inicia com um breve histórico da literatura infantil, apresenta conceitos de linguagem e leitura, enfoca a importância de ouvir histórias e do contato da criança desde cedo com o livro e finalmente esboça algumas estratégias para desenvolver o hábito de ler.
REFLEXÕES E QUESTIONAMENTOS
Apesar da grande importância que a literatura exerce na vida da criança, seja no desenvolvimento emocional ou na capacidade de expressar melhor suas ideias, em geral, elas não gostam de ler e fazem-no por obrigação. Mas afinal, por que isso acontece? Talvez seja pela falta de exemplo dos pais ou dos professores.
O que se percebe é que a literatura, bem como toda a cultura criadora e questionadora, não está sendo explorada como deve nas escolas e isto ocorre em grande parte, pela pouca informação dos professores. A formação acadêmica, infelizmente não dá ênfase à leitura e esta é uma situação contraditória, as salas de aula brasileira estão repletas de pessoas que apesar de não ler, tentam ensinar.
Até as duas primeiras décadas do século XX, as obras didáticas