Politica Social
I- INTRODUÇÃO:
Trata-se o presente trabalho da elaboração de um artigo científico, pontuando, de maneira teórica e crítica, o processo de ruptura do Serviço Social com a ética tradicional.
Pontuaremos passagens importantes do caminho percorrido pelo Serviço Social até a chegada nos dias de hoje. As presenças dos filósofos nos cursos de Serviço Social e de Assistentes Sociais colaboraram muito para a construção de um Serviço Social de caráter sócio-político, crítico e interventivo.
Falaremos do assistencialismo, doutrina ou prática política que defende a assistência aos mais carenciados da sociedade. Com base no serviço assistencialista falaremos um pouco sobre os trabalhos realizados por algumas ONGS que presta a assistência aos menos favorecidos e sobre algumas instituições que agem de má fé.
Faremos uma analise critica do filme Gandhi, o filme conta a historia de um dos maiores líderes e pensadores políticos do século XX, que lutou pela não-violência, pela tolerância religiosa e pela liberdade. O filme realça, essencialmente, o percurso de Gandhi na África do Sul no início do século XX quando, eficazmente, frustrou os desígnios dos Ingleses em muitas das suas políticas discriminatórias. Retrata, em seguida, o seu papel na longa cruzada para a independência da Índia. Este filme é, também, um grande espetáculo da luta do Homem para melhorar a sua vida e a do seu semelhante.
Um filme que mostra claramente a desigualdade, os conflitos sociais existentes na sociedade, a subordinação e insatisfação de uma classe gerando assim os conflitos sociais. Iremos estabelecer um paralelo entre o filme e a realidade da questão social no Brasil. Falaremos da importância do profissional da Assistência Social na prestação de serviços sociais orientando indivíduos, famílias, comunidade e instituições sobre direitos e deveres (normas, códigos e legislação), serviços e recursos sociais e programas de educação. Planejar, coordenar e