leitura e produçao de texto
LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS
PROFa. GLÓRIA ELENA PEREIRA NUNES
EXERCÍCIOS DE REVISÃO PARA A A1
TEXTO I
GRITA BRASIL
ENEM fecha patrocínio com Nissin, a fabricante do Miojo!
Todos os alunos do ENEM receberão junto com o cartão resposta um pacote de Miojo sabor Galinha Caipira por Claudio Schamis
21 de março, 2013
O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, diz que para o próximo ano as regras da redação do ENEM irão mudar e os avaliadores deverão ser mais rígidos na hora de avaliar as receitas escritas pelos candidatos. Promete que será criada uma tabela para ajudar na correção das redações e exemplifica dizendo que uma receita de um prato francês poderá receber nota máxima. Explicou que fazer Miojo qualquer um faz. Mercadante ainda justificou que os avaliadores deram nota 560 para a redação do Miojo por entenderem que, quando o aluno colocou a receita do Miojo, ele implicitamente disse que o Miojo surgiu justamente por causa do movimento imigratório no Brasil. Ah, bom! Será que ninguém reconhece o talento desse rapaz?
Todos os alunos do ENEM receberão, junto com o cartão resposta, um pacote de Miojo sabor Galinha Caipira, enquanto avaliadores e fiscais de prova receberão dois pacotes de Miojo sabor Carne já a partir do próximo ano, segundo informou o portal do MEC.
Com relação ao outro aluno que colocou o hino do Palmeiras e ganhou nota 500, o ministro disse que vai baixar uma norma proibindo tal recurso para evitar constrangimentos e ações na Justiça alegando bullying.
A única coisa que Mercadante não comentou foi como alunos que escreveram “trousse”, “enchergar” e “rasóavel” conseguiram tirar nota máxima (1000) em suas redações. Talvez, não, com certeza ficou calado por não ter nada a dizer. Por não ter desculpas. Nem esfarrapadas. Melhor não se comprometer, né? Até porque ele diria que não foi ele quem “trousse” esse problema, isso já “ezistia” desde os tempos de Cabral, que descobriu uma