Redação Ténica
Redação técnica
A redação técnica faz referência aos escritos próprios de uma determinada ciência ou disciplina. Os textos desse tipo de redação se caracterizam por possuírem uma linguagem e estrutura de redação exclusiva do âmbito científico ao qual pertencem.
Na maioria dos casos, é difícil que uma pessoa que não tenha o mínimo de experiência ou conhecimento algum da ciência ou âmbito a que pertence o documento possa entender totalmente este texto. Por exemplo, uma composição jurídica redigida por um juiz ou advogado estará escrita na linguagem técnica do direito. Outros exemplos de redações técnicas: informes de contas de uma empresa, relatórios administrativos, etc.
Modalidades do texto técnico
Há modalidades de textos técnicos que podem ser utilizadas em vários setores administrativos: as correspondências oficiais, autárquicas, empresariais e comerciais.
Em sentido genérico, correspondência significa ação relativa à pessoa que corresponde a um apelo, pedido ou ato que lhe vem de outra pessoa. Enfim, correspondência é um meio de comunicação escrita entre pessoas. É o ato ou estado de corresponder, adaptar, relatar ou o acordo de uma pessoa com outra.
É uma comunicação efetiva por meio de papéis, cartas, bilhetes, circulares, memorandos, ofícios, requerimentos, telegramas, fax e hoje, um dos meios mais efetivos: o e-mail.
A Correspondência Oficial ocorre muito frequentemente entre órgãos públicos e entre pessoas ou empresas e órgãos públicos.
Difere dos demais textos técnicos, pois inclui textos de caráter documental e jurídico que tramitam apenas entre pessoas, como é o caso de declaração, ata, etc.
Redação literária
A redação literária é aquela que tem como finalidade a expressão artística por meio da linguagem escrita. Uma obra literária, por exemplo, um poema, pode expressar um número infinito de sentimentos, emoções ou ideias do escritor. Exemplos de textos literários são ensaios,