leite de limpeza
CURSO DE FARMÁCIA
RELATÓRIO AULA PRÁTICA
LEITE DE LIMPEZA
DISCIPLINA:
TECNOLOGIA FARMACÊUTICA E COSMETICOS
Objetivo
Nesta prática, objetiva-se o desenvolvimento de conhecimentos teóricos e práticos, juntamente com a manipulação de equipamentos e substâncias químicas aplicadas na preparação de emulsão de leite de limpeza.
Introdução A limpeza de pele é um procedimento que visa remover cravos, espinhas, células mortas e outras impurezas da pele, naturais ou artificiais (pós, cremes, óleos, outros produtos de maquiagem, etc.), para deixá-la com um aspecto mais saudável e juvenil. A limpeza de pele é contraindicada para remover espinhas, se elas são muitas, pois pode deixar cicatrizes, gerar inflamações na pele ou as espinhas podem se espalhar ainda mais, agravando o quadro. A limpeza de pele deve ser realizada por profissionais especializados. Antes usada só pelas mulheres, a limpeza de pele vem sendo procurada cada mais vez também pelos homens, pois eles passaram a perceber a importância de cuidar da pele, tanto por motivos estéticos quanto por motivos de saúde.
Matérias
Balança, água deionizada, Bastão de vidro, béquer de 100, 200 e 500 mL, espátulas de inox, tela de amianto, bico de bunsen, ácido esteárico, álcool cetílico, monoestearato de glicerila, óleo mineral, lanolina anidra, BHT, propilenoglicol, metilparabeno, propilparabeno, EDTA diossódico, trietanolamina, corante e fragrância.
Metodologia
Para 120 ml de emulsão, indicado para todas as peles:
-Primeiramente pesou-se a fase oleosa e a fase aquosa separadas;
-Para fase oleosa pesou-se: 2,4 g de ácido esteárico, 1,2 g de álcool cetílico, 1,2 g de monoestearato de glicerila, 12 g de óleo mineral, 1,2 g de lanolina anidra, 0,12g de BHT, 0,024 g de propilparabeno, após a pesagem colocou-se todos os itens em um béquer;
-Para a fase aquosa