HIGIENIZAÇÃO DE INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS EM INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS
LATICÍNIOS
A higiene, a limpeza e a sanitização de todas as etapas do processamento na indústria são fundamentais para a segurança e qualidade dos alimentos. Segundo Evangelista (2003), devido à diversificação de produtos, a empresa de alimentos para evitar perdas econômicas e problemas de saúde publica, necessitam da implantação de programas rígidos de higiene e sanitização em suas fabricas. Programas visando condições ideias de trabalho e eliminação dos microrganismos deteriorantes. Conforme SBCTA (2000ª).
Todos os equipamentos e utensílios deverão estar convenientemente limpos ao início dos trabalhos, no decorrer das operações e nos intervalos para refeições ou outros que determinem interrupção das operações por tempo prolongado.
A lavagem geral dos equipamentos será feita imediatamente após o término dos trabalhos industriais.
Os utensílios, tais como escovas, vassouras e outros utilizados para a limpeza de paredes e pisos, não poderão ser utilizados na limpeza de qualquer equipamento, sob qualquer pretexto.
Realizar a limpeza dos utensílios (escovas, esfregões, rodos), os quais são veículos potenciais de contaminação cruzada, devendo, assim, serem limpos após cada uso.
Paredes, janelas, bordas, equipamento de serviço precisam ser incluídos na rotina de limpeza.
Instalações:
Higiene das Dependências
Evitar uso excessivo de água, restringindo a disponibilidade de mangueiras para as aplicações essenciais.
Evitar o uso de mangueiras de alta pressão durante o período de produção. A poeira carreia contaminação pelo ar, portanto, o nível de poeira nas áreas de processo e armazenagem deve ser mantido o mais baixo possível, com ênfase onde haja uma possibilidade de contaminação direta do produto.
Evitar ao máximo a disseminação de poeira como partículas oriundas do ar. Por esta razão, a remoção de poeira das áreas secas é melhor conduzida por uma limpeza a vácuo do que por simples uso de