desenvolvimento cognitiv
Explicar o que se entende por desenvolvimento cognitivo.
O Desenvolvimento cognitivo é aquilo que pertence ou que está relacionado com o conhecimento, o qual, por sua vez, é o conjunto de informação armazenada por intermédio da experiência ou da aprendizagem ou através da introspecção.
O desenvolvimento cognitivo ou cognoscitivo enfoca-se nos processos de pensamento e no comportamento que reflecte esses processos. Este desenvolvimento, que resulta dos esforços da criança ao compreender e agir no mundo, aparece como uma capacidade inata de adaptação ao meio envolvente.
Identificar os nomes e as idades de todos os estádios
Estádio sensório- motor (dos 0 aos 18/24 meses)
Estádio pré- operatório (dos 2 aos 7 anos )
Estádio das operações concretas ( dos 7 aos 11/12 anos)
Estádio das operações formais ( dos 11/12 aos 15/16 anos)
O que se entende por estádios A noção de estádio é, de certo modo, artificial e surge como instrumento de análise, indispensável para a explicação dos processos e das características que se vão formando ao longo do desenvolvimento da criança. A criança, à medida que evolui vai-se ajustando à realidade circundante, e superando de modo cada vez mais eficaz, as múltiplas situações com que se confronta. Os sucessivos ajustamentos da criança ao meio que se vão manifestando ao longo do seu desenvolvimento deve interpretar- se em função desses mesmos.
Caracterizar o primeiro estádio do desenvolvimento cognitivo
Estádio sensório- motor (0 - 18/24 meses)
A actividade cognitiva durante este estádio baseia-se, principalmente, na experiência imediata através dos sentidos em que há interacção com o meio, esta é uma actividade prática. Na ausência de linguagem para designar as experiências e assim recordar os acontecimentos e ideias, as crianças ficam limitadas à experiência imediata, e assim vêem e sentem o que está a acontecer, mas não têm forma de categorizar a sua