ATPs
Contribuições do jogo na Educação e no desenvolvimento das crianças
Com o movimento da escola nova e novos métodos de ensino, o jogo vem sendo cada vez mais utilizado como uma ferramenta de apoio, objetivando facilitar os trabalhos desenvolvidos pelos alunos, tornando o ensino / aprendizagem, muito mais significativos e prazerosos.
Dessa forma este trabalho centrou-se no estudo da análise do desenvolvimento da criança, no estudo dos jogos com o objetivo de avaliar a contribuição do jogo para o desenvolvimento motor da criança na Educação Infantil. Por meio do jogo a criança exercita a capacidade de lidar com os sentimentos aflitivos e com desafios, buscando maneiras para administrar situações cotidianas.
A vida da criança não pode ser vista nem imaginada sem o jogo ou as brincadeiras, pois são as principais atividades da infância. O trabalho realizado com jogos de forma recreativa possibilita a criança evoluir no domínio de seu corpo, crescendo e aprimorando suas capacidades de movimentos, superando a dificuldades, conquistando novos espaços, conseguindo enfrentar novos desafios motores, cognitivos e afetivos.
Por meio do jogo a criança adquire habilidades e conhecimentos. Assim a escola deve utilizar mais esse recurso tão rico em seu currículo, pois, os jogos e brincadeiras não ajudam apenas no desenvolvimento motor, cognitivo e afetivo, mas também ajudam o aluno a descobrir e desenvolver sua criatividade. A utilização do jogo na sala de aula potencializa a exploração e construção do conhecimento, pois conta com a motivação interna, típica do lúdico, acredita-se que as atividades lúdicas na escola ampliam o desempenho das capacidades cognitivas e das interações com a vida social. Sendo assim, a ênfase maior está na contribuição do jogo para o desenvolvimento do ser humano de forma articulada e prazerosa.
Cabe ao professor interar-se dos jogos utilizando-os como ferramentas para o ensino, é importante detectar, no desempenho do