Impactos em uma indústria de latícinios
AVALIAÇÃO DE IMPACTO AMBIENTAL – AIA
ALINE FERREIRA
ELENICE PATRICA DE MELO
KELLEN DE FÁTIMA LANA
TAILANE ALVIM
PROFESSORA: NATÁLIA
Conselheiro Lafaiete, 05 de setembro de 2013
FACULDADE SANTA RITA – FASAR
RECURSOS ENERGÉTICOS
ALINE FERREIRA
ELENICE PATRICA DE MELO
KELLEN DE FÁTIMA LANA
TAILANE ALVIM
PROFESSORA: NATALIA
Conselheiro Lafaiete, 05 de setembro de 2013
Sumário
RESÍDUOS NA INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS
A indústria de laticínios gera resíduos sólidos, líquidos e emissões atmosféricas passíveis de impactar o meio ambiente.
Independente do tamanho e potencial poluidor da indústria, a legislação ambiental exige que todas as empresas tratem e disponham de forma adequada seus resíduos. A forma mais racional e viável de fazer o controle ambiental é minimizar a geração dos resíduos pelo controle dos processos e buscar alternativas de reciclagem e reuso para os resíduos gerados reduzindo ao máximo os custos com tratamento e disposição final. Para conseguir êxito no processo de gerenciamento desses resíduos é fundamental que a organização conheça os tipos de resíduos que são gerados, suas características e fontes de geração.
EFLUENTES LÍQUIDOS
Os resíduos líquidos da indústria de laticínios, mais conhecidos como efluentes industriais são despejos líquidos originários de diversas atividades desenvolvidas na indústria, que contém leite e produtos derivados do leite, açúcar, pedaços de frutas, essências, condimentos, produtos químicos diversos utilizados nos procedimentos de higienização, areia e lubrificantes que são diluídos nas águas de higienização de equipamentos, tubulações, pisos e demais instalações da indústria.
O efluente é considerado um dos principais responsáveis pela poluição causada pela indústria de laticínios. Em muitos laticínios o soro é descartado junto com os