platao e socrates
Aristóteles no entanto, deixou grande quantidade de escritos, inclusive muito textos foram utilizados pelos copistas e alguns transcritos por Santo Tomas de Aquino (Suma Teológica) Segundo Platão podemos considerar que a Razão para Sócrates é a moral.
Sócrates é o fundador da ciência moral, usando a doutrina da Maiêutica revela que a eticidade significa racionalidade e ou ação racional.
Virtude é inteligência, razão, ciência, não sentimento, rotina, costume, tradição, lei positiva, opinião comum. Tudo isto tem que ser criticado, superado, subindo até à razão, não descendo até à animalidade - como ensinavam os sofistas.
Sócrates acreditava na importância da razão para a ação moral, entendia o intelectualismo como algo que identificava o conhecimento e a virtude - bem como a ignorância ao vício o que tornava impossível o livre arbítrio.
Entretanto, como a gnosiologia socrática carece de uma especificação lógica, precisa teoria geral da ciência está nos conceitos, assim a ética socrática carece de um conteúdo racional, pela ausência de uma metafísica.
Se o fim do homem for o bem, realizará o bem mediante a virtude e a virtude mediante o conhecimento - Sócrates não deixa claro ou preciso o que de fato é o bem, precisamente porque lhe falta uma metafísica.
Podemos considerar que a Razão para Aristóteles é a virtude .A razão é a essência e a máxima característica do homem, realiza ele a sua natureza vivendo racionalmente e senso desse conhecimento consciente. Ele consegue a felicidade