Processo de ordenha
Esse trabalho objetiva a criação de uma norma para os processos de ordenha, armazenagem e transporte do leite. Este coletado em fazendas fornecedoras escolhidas estrategicamente visando possibilitar o melhor aproveitamento e garantir a qualidade do leite como matéria prima a fim de se obter produtos finais com a melhor qualidade possível, agregando maior valor diante do consumidor final.
O LEITE
O leite é um alimento natural conhecido pelo seu excelente valor nutritivo, além de energético. Contribui para diversas funções em todas as idades.
Por ser um alimento altamente perecível, necessita de cuidados especiais a fim de assegurar sua qualidade. A transformação do leite em derivados, como por exemplo: o queijo permite além do aumento de sua vida útil, a diversificação dos produtos oferecidos ao consumidor, agregação de valor à matéria-prima. Para assegurar a obtenção de produtos com qualidade, é imprescindível a conscientização das pessoas envolvidas em todo o processo produtivo, estando sempre alertas ao controle de qualidade da matéria-prima e de todos os pontos críticos da linha de processamento, garantindo assim que o produto ganhe o mercado e se torne competitivo.
Abaixo segue a norma estabelecida pelas alunas do curso de
Administração de Empresas da Universidade Paulista em auxílio ao processo de produção leiteira:
Divisão das Áreas de Alimentação do Gado Leiteiro
Seguindo o exemplo das fazendas de Tocantins que conta com apoio do SEBRAE, visa aumentar a rentabilidade e lucratividade leiteira, padronizando o alimento do gado leiteiro, evitando o pasto em lotes inadequados.
Assim, o terreno é dividido em 27 partes iguais. e cada dia as vacas comem o pasto de uma área diferente. Depois de 27 dias, os animais voltam para o primeiro lote, onde o pasto já cresceu e está no melhor ponto para consumo. E neste período que o capim concentra o maior teor de proteína e através dessa alimentação obtém-se um melhor resultado na produção de