Manutenção mecânica
Atualmente, os gerentes de manutenção estão diante de uma tarefa difícil: Embora suas equipes possam ser muito boas, eles precisam cuidar de um grande número de máquinas e podem não ser capazes de seguir práticas de manutenção com precisão. Além disso, a manutenção dos equipamentos está se tornando mais complicada devido aos contínuos avanços técnicos e as leis ambientais e de segurança estão cada vez mais exigentes, fazendo mais pressão do que nunca nesses aspectos.
A importância da reciclagem também se aplica à manutenção de um equilíbrio saudável na ecologia do planeta. Pelo fato de que muitas matérias-primas são restritas e muitas vezes não existem outros recursos usados para produzir um certo volume de produtos, a reciclagem de matérias resulta em menos poluição nos rios e florestas e menor agressão à fauna selvagem. Como se pode observar, os esforços combinados de todas as pessoas em reciclar, de fato, faz uma enorme diferença em nosso mundo. http://www.skf.com/portal/skf/home/services?contentId=293295 Reduzir os custos mas garantir a disponibilidade das máquinas - esta combinação ideal, desejada por todos os envolvidos na produção, é a meta permanente e o maior desafio dos profissionais e das equipes de manutenção. São eles que precisam garantir no chão-de-fábrica o funcionamento da fórmula. Para obter sucesso, eles precisam atentar para: a reciclagem dos profissionais de manutenção; a incorporação acelerada da informática; a integração das manutenções corretiva e preventiva com a recém-chegada manutenção preditiva.
A evolução tecnológica dos processos industriais e a concorrência cada vez mais acirrada expandiram as funções da manutenção até o ponto em que, em muitas indústrias, o próprio termo manutenção foi substituído pela gestão de ativos e a fórmula ?menos custos, maior disponibilidade? já não é apenas desejável mas obrigatória.
O investimento das indústrias em geral com a manutenção representa hoje cerca de 4,5% do PIB