Cartilha de ordenhadeira mecânica
Ordenhadeira Mecânica
Henrique Cordeiro Borges e Loiola
Jataí, GO
2014
A ordenha é uma das tarefas mais importantes em uma propriedade leiteira, pois é neste momento que o produtor obtem o principal produto: o leite. Com uma ordenhadeira mecânica, pode-se obter o leite de maneira mais rápida, higiênica e sem causar lesões nos tetos e nem espalhar doenças entre o rebanho.
Aviso!!
Lesões no teto são feridas que normalmente ocorrem por excesso de vácuo do equipamento, uso incorreto de produtos para desinfecção dos tetos antes e depois da ordenha, uso de teteiras vencidas, entre outros. Fique atento à higiene dos tetos e ao uso de equipamento limpo e mantido em funcionamento correto.
Apresentação
Vacas se habituam a tipo de rotina e não devem ser submetidas a mudanças bruscas de manejo e nem maus tratos. A descida do leite é mais eficiente quando o ambiente está calmo e as vacas tranqüilas. A produção pode ser reduzida em ate 20% se as vacas estiverem amedrontadas ou sentirem dor durante a ordenha.
Outro aspecto importante é à higiene. As praticas higiênicas durante a ordenha ajudam a reduzir contaminação do leite por bactérias e a ocorrência de mastite, possibilitando a obtenção de um leite de qualidade.
Um leite de qualidade tem que possuir baixa contagem total de bactérias (CTB), baixa contagem células somáticas (CCS) e ausência de resíduos químicos.
Verifique o local da ordenha
O local da ordenha deve ser bem iluminado e ventilado
O piso deve estar sempre limpo e ter um bom escoamento
Evite a presença de outros animais e outras pessoas no local da ordenha
Verifique os equipamentos para ordenha
Verifique se o equipamento de ordenha e tanque de refrigeração esta em perfeito funcionamento e limpos para receber o leite.
Fique atento!!
Existem tanques de refrigeração de diferentes modelos e capacidades. A escolha do