Mediação e Arbitragem
1. O CONFLITO E O PROCESSO CONFLITIVO.
1.1 Caracterização do conflito.
Conflito é o fenômeno que é comum nas relações humanas, é resultado de percepções e posições contrárias quanto aos fatos e condutas que envolvem expectativas, valores ou interesses comuns. Assim cada uma das partes que vivenciam esse conflito tende a concentrar todo o raciocínio e elementos de prova na busca de novos fundamentos para reforçar a sua posição unilateral, na tentativa de enfraquecer ou destruir os argumentos da outra parte. Esse estado emocional dificulta a percepção do interesse comum.
O conflito não é algo que deva ser encarado negativamente. É impossível uma relação interpessoal sem posições contrárias, ou seja, plenamente consensual. É importante nos conscientizarmos que o conflito é inerente a condição humana, sem essa consciência tendemos a demonizá-lo ou fazer de conta que não existe. Se compreendemos somos capazes de desenvolver soluções autocompositivas.
Entretanto a solução transformadora do conflito depende do reconhecimento das diferenças e da identificação dos interesses comuns e contraditórios.
O conflito interpessoal se compõe de três elementos:
a) Relação Interpessoal: pressupõe duas pessoas em relacionamento, com suas respectivas percepções, valores, sentimentos, crenças e expectativas.
b) Problema Objetivo: o conflito tem sua razão objetiva, concreta e material.
c) Trama ou Processo: expressa as contradições na relação interpessoal.
Tradicionalmente se concebia o conflito como algo a ser suprimido, eliminado da vida social. E que a paz seria fruto da ausência de conflitos. A paz é conquistada por pessoas ou sociedades que saibam como lidar com os conflitos, se bem conduzido pode levar a mudanças positivas e novas oportunidades de ganho mútuo. Os conflitos decorrem da convivência social do homem, com suas contradições, e podem ser divididos em 4 espécies:
a) Conflitos de Valores: são as diferenças na mora, ideologia e